Foi realizada no ultimo dia 25 de novembro em Alta Floresta do Oeste, a assembleia ordinária do Colegiado do Território Zona da Mata. Nesta, que foi a ultima assembleia do ano de 2015, foi feito uma avaliação das atividades realizadas neste ano e um planejamento prévio das atividades para 2016.
Sob a coordenação do vereador Marcio Mateus, de Rolim de Moura, a plenária do colegiado homologou a Câmara Temática de Inclusão Produtiva, criada para debater e propor soluções para os problemas relacionados ao setor produtivo, como a execução das politicas públicas voltadas para a agropecuária, os arranjos produtivos locais e as cadeias de produção. A câmara temática é formada por representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia - FETAGRO, Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Agricultura do Estado de Rondônia – CONSEMAGRI, EMATER, EFA Chico Mendes, Secretaria de Agricultura de Alta Floresta do Oeste e IDARON.
A reunião foi muito produtiva e contou com a participação de agricultores, representantes da sociedade civil e dos movimentos sociais, e representantes do poder publico. Diversas demandas foram apresentadas, entre elas a situação preocupante em que se encontra a educação no campo. Uma das situações apontadas e que não vem ao encontro dos anseios dos movimentos sociais e dos agricultores é a implantação das modalidades de Ensino à Distancia (EAD) nas escolas rurais. Para buscar maiores esclarecimentos e trazer à luz o assunto levantado, foi criada e homologada a Câmara Temática de Educação no Campo, que já se apresentava como demanda do colegiado e terá caráter permanente, mas que nesse primeiro momento se ocupará prioritariamente da questão do EAD nas escolas rurais.
Foram repassadas várias informações às entidades presentes, dentre as quais a necessidade de credenciamento no SISPAR e a adequação das organizações ao Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Lei Federal 13.019 de 31 de julho de 2014).
Mediante as demandas apresentadas, na próxima Assembleia Geral do Colegiado Territorial marcada para 17 de fevereiro em Nova Brasilândia do Oeste, devem ser criadas as Câmaras Temáticas de Economia Solidária e a Câmara Temática de Gênero, Povos e Comunidades Tradicionais.