Busque em Zona da Mata

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Feira de Agroecologia e Sociobiodiversidade

Olá pessoal,
Compartilhamos o convite para a Feira de Agroecologia e Sociobiodiversidade, que acontecerá entre os dias 29 de junho e 01 de julho de 2015.

A Feira de Agroecologia e Sociobiodiversidade (FAS) é uma iniciativa da Universidade Federal de Rondônia em parceria com a Ação Ecológica Guaporé (ECOPORÉ) a ser realizada no Município de Rolim de Moura, com apresentações culturais, ‘espaço do agricultor’, exposição de produtos e práticas provenientes de atividades agroecológicas ou ainda, que reflitam a cultura de um povo, iniciativas de exposições de pesquisa ou extensão, reflexões, projetos ou resultados destes. A feira fomentará espaços de discussão com palestras e vídeo debate de interesse geral envolvendo temas como manejo, técnicas e comercialização de produtos agroecológicos, políticas públicas, conservação, colonização, apoio a cultura e ações sustentáveis para a Amazônia. Esta iniciativa visa articular e promover o diálogo entre a comunidade acadêmica e as organizações sociais representativas na região e estreitar as relações entre pesquisa e extensão. O principal o bjetivo do evento é Articular e aproximar as ações em agroecologia e sociobiodiversidade desenvolvidas e incentivadas pela Universidade Federal de Rondônia e organizações sociais. O evento ocorrerá na UNIR, Campus Rolim de Moura - Data: 29, 30 de junho e 01 de julho de 2015. No endereço: Av. Norte Sul, 7300 – Bairro Nova Morada, Rolim de Moura – RO. O contato para esclarecimento de duvidas e solicitação de informações pode ser feito através do e-mail fas@ecopore.org.br.




 Contatos e inscrições

Os principais instrumentos de divulgação são o blog www.fasamazonia.blogspot.com.br e a fã-page www.facebook.com/fas.amazonia. Os contatos poderão ser realizados pelo e-mail: fas@ecopore.org.br ou na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCA) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura. No entanto, para maior comodidade o contato também poderá ser realizado através de um dos membros da equipe, conforme tabela abaixo:
Equipe
Instituição/Departamento
Contato
Anna Frida Hatsue Modro
Residência Agroflorestal (UNIR)
anna.frida@unir.br
Emanuel Fernando Maia de Souza
Programa de Mestrado em Ciências Ambientais (PGCA/UNIR)
emanuel@unir.br
Eduardo Cândido Franco Rosell
Curso de Engenharia Florestal (UNIR)
edyrosell@unir.br
Eliane Silva Leite
Curso de Engenharia de Pesca (UNIR)
esilva2308@gmail.com
José de Sá
Núcleo de Estudos e Extensão em Desenvolvimento Territorial (UNIR)
saufrrj@hotmail.com
Flavine Assis de Miranda
Curso de Educação (UNIR)
flavine.miranda@unir.br
Maurício de Souza
Curso de História (UNIR)
mauricss.educacao@gmail.com
Roseline Mezacasa
Curso de História (UNIR)
roselinemezacasa@unir.br
Isaac Lucena de Amorim
Curso de Agronomia (UNIR)
isaaclucena@unir.br
Reginaldo de Oliveira Nunes
Curso de Educação Básica Intercultural (UNIR)
reginaldonunes@unir.br
Clodoaldo de Oliveira Freitas
Curso de Engenharia de Pesca (UNIR)
clodoaldo@unir.br
Marcílio Traba Lemos
Curso de Engenharia Florestal (UNIR)
marcilio.lemos@unir.br
Alexandre Zandonadi Meneguelli
Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (UNIR)
alexandrezandonadimeneguelli@gmail.com
Marcelo Lucian Ferronato
Ação Ecológica Guaporé - Ecoporé
marcelo@ecopore.org.br


quinta-feira, 14 de maio de 2015

Oferta de cursos PRONATEC

Olá Pessoal,
Disponibilizamos aqui o arquivo referente aos cursos do PRONATEC Campo, oferecidos neste semestre. Segue tambem a ficha de inscrição para apresentação de demanda de cursos nos municipios. Importante lembrar que todas as organizações publicas ou da sociedade civil podem e devem apresentar as demandas geradas em sua localidade. Maiores detalhes podem ser obtidos junto aos membros da Coordenação do Território Zona da Mata, ou através do e-mail atipzm@gmail.com.
Os arquivos disponíveis aqui foram gentilmente compartilhados pela Delegacia Estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Rondônia.



quarta-feira, 13 de maio de 2015

Quilombolas fornecerão produtos para alimentação hospitalar


Foto: Ascom/MDA

Batata doce, abóbora, alho nacional, feijão preto e arroz polido são alimentos que estão na lista produtos que serão fornecidos por agricultores quilombolas gaúchos, ao Grupo Hospitalar Conceição (RS). E para oficializar a compra, será assinado, nesta quarta-feira (13), um Termo de Adesão para formalizar a compra.
“Isso vai representar para essas comunidades quilombolas a possibilidade de um mercado importante, o de compras públicas. Um dos principais gargalos que essas comunidades enfrentam é o problema da comercialização. Na medida em que o hospital garante essa comercialização, melhora a renda desses agricultores quilombolas e abre novas possibilidades para qualificação da produção”, afirma o coordenador de Políticas para Comunidades Quilombolas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Quêner Chaves dos Santos.
O valor da chamada pública para cada comunidade que fornecer os alimentos será de R$ 20 mil, por um período de três meses. Pela primeira vez, comunidades quilombolas participam desse processo. “De modo geral, as chamadas envolvem a agricultura familiar e esse público quilombola, geralmente, tem dificuldade de acessar esse mercado. O fato inovador dessa chamada é ela ser direcionada para as comunidades quilombolas”, comenta Quêner.

Alimentação e saúde
Mesmo com uma produção ainda modesta, Antônio Leonel Rodrigues Soares, 46 anos, viu no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, a chance de crescer. Antônio é agricultor quilombola do interior de Pelotas (RS) e, junto com outros companheiros da comunidade, vai fornecer cinco tipos de alimentos plantados de forma agroecológica para o Grupo Hospitalar Conceição (RS). O objetivo é que os pacientes do hospital tenham uma alimentação mais saudável, com produtos diretos do campo.
Antônio Leonel diz que toda a família ajuda no processo de produção. Ele, que mora em uma comunidade com mais 64 famílias, está se planejando para criar uma cooperativa, que, segundo ele, facilitará em outras vendas. “Não sabíamos que teríamos essa possibilidade de mercado. Quando soubemos, tentamos entregar o que já produzíamos. Estamos nos planejando para atender o mercado e, também, ajudar a comunidade”, explica o quilombola que é coordenador da Federação das Comunidades Quilombolas do Rio Grande do Sul ao defender que a alimentação influencia na saúde.
“Nossas comunidades quilombolas sempre produziram de forma agroecológica e a produção de alimentos naturais é importante para os hospitais, porque saúde e alimentação andam juntas”, defende Leonel.

Histórico
Em dezembro de 2014, o MDA realizou uma oficina no Rio Grande do Sul com comunidades quilombolas, com o objetivo de aumentar a comercialização desse público no mercado institucional, como o PAA e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “A partir dessa oficina, construímos a possibilidade de fazer uma chamada específica para os quilombolas”, explica Quêner.
As oficinas foram uma parceria com o Incra, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Social (Seppir), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Fonte: Jalila Arabi - Ascom/ MDA

Assembleia do Colegiado Territorial - Alto Alegre dos Parecis

Olá pessoal,
Abaixo algumas fotos do encontro dos membros do colegiado territorial, que reuniram-se em assembleia geral no plenário da Câmara Municipal de Alto Alegre dos Parecis.
Em breve disponibilizaremos também copia da ata da reunião contendo os encaminhamentos e decisões tomadas pelo colegiado.
Todas as contribuições e registros são muito bem-vindas.
Enviem todo e qualquer conteúdo para atipzm@gmail.com ou zonadamataro@gmail.com.





























Projeto de Lei PEFESRO

Olá companheiros,
Cumprindo o papel do blog de contribuir na circulação de informações pertinentes ao desenvolvimento rural, disponibilizamos para conhecimento de todos no link abaixo o arquivo contendo o texto do Projeto de Lei que cria a Política Estadual de Fomento à Economia Solidária no Estado de Rondônia.

Acesse o arquivo aqui!

Colaboração: Emerson Carvalho - Vice-Prefeito do Município de Nova Brasilândia do Oeste e Assessor de Comunicação do Território Zona da Mata.

Regimento interno do Territorio Zona da Mata

Olá pessoal,
Disponibilizamos no link abaixo o arquivo contendo o regimento interno do territorio.
De acordo com os debates ocorridos nas ultimas assembleias, deverá haver um estudo deste documento e apontados todos os pontos a serem alterados, que devem ser levados a proxima assembléia do colegiado.
Acesse o arquivo aqui!

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Convite para Assembleia Geral do Território Zona da Mata

Olá pessoal,
Abaixo segue oficio circular do Coordenador do Território convidando a todos para participarem da Assembleia marcada para o próximo dia 15 (quarta-feira) em Alto Alegre dos Parecis.
A reunião é aberta e todos são convidados a se fazerem presentes.

Estamos reativando o blog, criado pelo prof. Emanuel Maia, grande colaborador do Território, para servir de ponto de encontro para todos os membros. Utilizaremos esta ferramenta para fazer circular informações relevantes para a dinâmica territorial.